Conheça a Medicina Integrativa e seus benefícios

Terapias alternativas estão ganhando cada vez mais espaço em hospitais públicos e privados de todo o Brasil. A chamada busca, através do melhor de cada vertente promover o bem-estar dos pacientes, ela evidencia a importância da relação entre o paciente e o profissional de saúde. A medicina integrativa é focada na pessoa em seu todo e faz uso de todas as abordagens terapêuticas adequadas com profissionais de saúde para obter o melhor resultado.

A medicina integrativa propõe uma parceria do médico e seu paciente para a manutenção da saúde. É caracterizada por colocar o paciente no centro do processo, como seu próprio agente de saúde. Ou seja, o paciente deixa de receber passivamente o tratamento para uma doença e passa a participar ativamente da própria saúde.

Nesta parceria a medicina integrativa reúne profissionais de diversas áreas e formações, defendendo que a interdisciplinaridade é essencial para cuidar do paciente. Associada ao tratamento da medicina convencional faz uso dos conhecimentos das medicinas tradicionais. Como práticas meditativas, técnicas de respiração, relaxamento, atenção plena, uso de fitoterápicos, sempre baseados em evidências em relação à segurança e eficácia.

O atendimento é realizado por terapeutas corporais do grupo de Medicina Integrativa e consiste em técnicas corporais não invasivas, isentas de qualquer base religiosa e adaptadas às necessidades e limitações do paciente. Realizadas individualmente, podem incluir práticas físicas, como alongamentos, exercícios respiratórios e práticas de relaxamento conduzidas pela voz do terapeuta. Isso tudo com a finalidade de proporcionar momentos de relaxamento e bem estar, a fim de reduzir a ansiedade e o estresse, seja este emocional, físico ou mental. A tendência é que cada vez mais as terapias alternativas possam ser certificadas por sua eficácia. Uma vez que elas promovem um tratamento pouco invasivo e de rápido retorno de melhora, o que as faz serem muito bem aceitas pelos pacientes.