Dicas para curtir o verão com saúde

O verão é também a época das festas de final de ano, que para muitos significa período de férias, de viajar, ir à praia ou refrescar-se numa piscina junto com os amigos. Como essa é uma época propícia para o lazer, especialmente para o passeio ao ar livre, os cuidados com a saúde não podem ser deixados de lado. Além das dicas básicas, como beber bastante água, evitar o sol entre 10h e 17h, e nunca se esquecer de proteger a pele com o uso do filtro solar, vale a pena ficar atento a alimentação e ao ambiente para curtir da melhor maneira possível a estação do sol.

Os maiores perigos na temporada de verão, além do excesso do sol, são a desidratação e a alimentação.  Além disso, o calor proporciona condições ideais para a ocorrência de sintomas e doenças que podem abalar o bem-estar físico. Os mais comuns são aqueles que levam a perda de líquidos como a desidratação. O período também colabora para caso de insolação e aparecimento de micoses.

Confira as dicas a seguir para curtir a estação!

HIDRATAÇÃO

Com o aumento da temperatura ambiente, torna-se importante um cuidado maior com a hidratação do corpo, uma vez que as perdas de líquidos e de sais minerais pelo organismo são maiores do que em outras estações do ano.  Beber água ou líquidos não açucarados, cerca de 2 a 3 litros de água durante o dia é importante para não desidratar. É crucial que, principalmente crianças e idosos, tenham uma boa alimentação e ingiram líquidos de forma regular. Poucos sabem, mas o contato excessivo com água também causa desidratação na pele. Isso significa que, o aumento no número de banhos e o tempo na piscina, para se refrescar nos dias mais quentes, merecem atenção.

A água de coco pode ser uma excelente opção neste período de calor, ela tem uma composição nutricional semelhante ao soro fisiológico, por isso hidrata o organismo de forma rápida, podendo ser utilizada para repor perdas de minerais no caso de vômitos e diarreias. Hipertensos e diabéticos não podem exagerar, pois em excesso a água de coco fornece muito sódio e glicose.

 

ALIMENTAÇÃO

Consuma alimentos leves, o cardápio com saladas, verduras e legumes é boa opção para aproveitar o melhor da estação, sem sentir aquele peso depois das refeições. Prefira grelhados e cozidos a frituras e empanados. Além de saudável, o prato colorido ajuda a refrescar nos dias mais quentes. Prepare lanches naturais, rale cenoura, beterraba e os utilize junto com ricota, queijo cottage, peito de peru ou atum. Evite o uso de maionese, dê preferência aos molhos à base de iogurtes naturais.

Durante o intervalo das refeições principais, as frutas são alimentos recomendados por nutricionistas, pois são ricas em água, vitaminas, fibras, sais minerais e antioxidantes, que ajudam a manter o corpo hidratado. As frutas mais recomendadas para a temporada são: melancia, abacaxi, pera, uva e pêssego. Lembre-se de que o consumo da fruta com a casa intensifica seu valor nutritivo.

 

CUIDADO COM O EXCESSO DE ÁLCOOL

Devemos ficar atentos às bebidas alcoólicas que geralmente são consumidas com maior frequência, como a cerveja e a caipirinha. Além de conterem calorias extras, quando ingeridas em grandes quantidades, estas bebidas podem levar à desidratação, pois o álcool “retira” a água das células, agindo como um diurético, ou seja, estimulando a formação de urina com consequente perda de água pelo organismo.

 

PROTEJA A PELE

Aplicar filtro solar com fator de proteção solar (FPS) acima de 15 e espalhar em camadas fartas 15 minutos antes de sair de casa e reaplicar de 2 em 2 horas, principalmente se for à praia. Importante usar barreiras físicas contra os raios solares como, chapéu, bonés, roupas com proteção UV , óculos de sol, etc. Usar roupas leves, ficar em locais frescos e evitar o excesso de exposição ao sol das 10:00h às 16:00h é essencial para aproveitar o verão.

As pessoas que tem a pele muito oleosa ou com espinhas, devem usar filtros ou hidratantes leves em gel ou sem óleo, para evitar o agravamento da acne. Já os pacientes que possuem manchas escuras (melasma ou cloasma) devem ter cuidado redobrado com o sol e usarem filtros com FPS de 45 a 60.

A exposição ao sol fora do horário crítico, o uso de roupas claras e ventiladas, o uso de filtro solar de boa qualidade, além de boas alimentação e hidratação, constituem fatores básicos e indispensáveis para manter a saúde da pele durante o verão.

Pronto, agora você já pode relaxar e curtir a estação mais esperada do ano!

R. Abílio Procópio, 64,
Jequié - BA, 45200-510