Equipe de enfermagem recebe capacitação

Com o objetivo de manter a sua equipe de profissionais sempre atualizada e preparada para lhe dar com as adversidades no tratamento com os pacientes, o Hospital Santa Helena mantém uma rotina regular de capacitação dos seus colaboradores. Na última segunda-feira, 09, foi a vez da equipe de enfermagem e técnicos receberem um treinamento específico sobre terapia enteral e parental.

A alimentação enteral acontece quando o paciente tem acesso à dieta no estado líquido através da boca, sonda nasal ou ostomias, que podem ser no estômago ou intestino. Já a alimentação parental é quando a passagem do alimento pelo estômago não pode ser realizada, então o paciente recebe os nutrientes necessários por meio de uma solução administrada pela via intravenosa.

Segundo o coordenador da equipe, Lázaro Farias, esse ciclo de treinamento é essencial para manter a equipe alinhada com as diretrizes do hospital. “Por meio dos treinamentos além da capacitação, que é muito importante e necessária, conseguimos ainda padronizar nossas rotinas e procedimentos, de modo a criar um fluxo de atendimento seguro e eficaz”.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parental, cerca de 30% dos pacientes tendem a ficar desnutridos após as primeiras 48h de internação. Após uma semana, esse percentual pode chegar a 45%, principalmente nos pacientes acometidos de infecções graves, traumatismos ou recém operados.