Novembro Azul

Depois do Outubro Rosa, que alertou as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, o Novembro Azul vem com o intuito de conscientizar os homens da importância de cuidar da sua saúde, e o foco principal é o combate ao câncer de próstata.

O agravante deste tipo de doença é que a sua origem ainda é desconhecida e a aparecimento de sintomas é bastante demorado, portanto, apenas os exames preventivos são as ferramentas para o sucesso do diagnóstico e do tratamento. Desse modo, torna-se crucial que os homens quebrem o preconceito com o exame de próstata e entendam que ele é a principal forma de diagnosticar essa doença, que hoje já é o câncer mais incidente entre os homens em todas as regiões do país, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer).

A recomendação do Ministério da Saúde é de que os exames preventivos sejam realizados anualmente por todos os homens a partir dos 50 anos, exceto em casos de fatores de risco, que são: obesidade, histórico familiar da doença e etnia negra, nestes casos, a prevenção deve ser iniciada aos 45 anos. Quando diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem 90% de chances de cura.

Além disso, cuidar da saúde cada vez mais cedo com pequenas mudanças de hábitos, é importante. Uma alimentação equilibrada, aliada à prática de exercícios físicos regulares, ajuda a manter o organismo saudável e a evitar uma série de problemas de saúde. Sem esquecer-se de consultar o seu médico regularmente.

O Hospital Santa Helena apoia a campanha, já que cuidar da saúde é fundamental. Por isso, conte conosco!

R. Abílio Procópio, 64,
Jequié - BA, 45200-510