Unidade de Oncologia recebe decoração temática do Outubro Rosa

A unidade de oncologia do Hospital Santa Helena ganhou, nesta quinta-feira, 05, uma decoração lúdica e informativa como forma de adesão à campanha Outubro Rosa, que tem por objetivo de alertar para a importância da prevenção para garantir um diagnóstico precoce e assim, aumentar as chances de sucesso no tratamento do câncer de mama.

Muitos prédios e monumentos históricos costumam ganhar uma iluminação especial e muitas pessoas aderem ao uso do tradicional laço rosa como forma de apoiar e aderir à campanha, já mundialmente conhecida.

A enfermeira Ana Paula Camargo explica que a unidade de oncologia costuma ser um ambiente diferenciado e, por isso, merece um tratamento especial. “Os nossos pacientes passam muito tempo conosco e se apegam à nossa equipe. Construímos laços afetivos, trocamos experiências e tentamos amenizar aquela situação que, por muitas vezes, não tem um bom prognóstico.”

Já a paciente Georgina Santana, confirma a relação de confiança que se estabelece na oncologia. “Quando a gente vem pra cá vem cheio de medos. Ao chegar aqui somos recebidos com tanto carinho e atenção que quando muda a pessoa que nos atende a gente já estranha”, comentou Goergina, aos risos enquanto realizava uma sessão de quimioterapia.

Balões na cor rosa, cartazes com mensagens de solidariedade e apoio ao paciente com câncer fazem parte da nova ornamentação do setor. Os tradicionais lacinhos também foram distribuídos entre a equipe médica e os pacientes.

A unidade de Oncologia do Hospital Santa Helena funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h.