Palestras e debates integram a programação da SIPAT 2018

Com o tema “Segurança no trabalho é atitude e responsabilidade”, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT 2018) está movimentando a rotina dos funcionários e colaboradores do Hospital Santa Helena. A programação acontece de 15 a 19 de janeiro e contempla um ciclo de palestras que envolvem a saúde, o bem estar e a segurança no trabalho.

De acordo com Grazielle Rocha, consultora de RH do Hospital Santa Helena, o objetivo é promover o conhecimento e conscientizar os funcionários sobre os cuidados necessários para a preservação da saúde, não somente no ambiente de trabalho, mas também, fora dele. “A gente acredita que quanto mais a gente disseminar o conhecimento, mais conscientes nos tornamos sobre os cuidados que devemos ter com a nossa saúde e sobre a responsabilidade que carregamos quanto a nossa segurança e a segurança de quem nos rodeia”, explica a consultora.

Para Andréa Gomes, gestora de patrimônio e custos, esta é a primeira experiência com a SIPAT. “Estou achando incrível tudo isso. É muito bom aprender e relembrar detalhes que fazem toda a diferença na hora de cuidar da nossa saúde e dos nossos familiares. Estou sentindo meus colegas de trabalho bastante curiosos e envolvidos com os temas abordados”.

Já para Siméia Reis, coordenadora de enfermagem e presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), participar da SIPAT é como um dever social. “Escolhemos os temas a serem abordados com muito cuidado, buscando atender as necessidades legislativas previstas na portaria nº 3.214, NR-5, adaptando e aproximando ao máximo as problemáticas às realidades do dia a dia dos nossos colegas de trabalho. Acho que é por isso que estamos vendo as palestras cada vez mais cheias e o público cada vez mais participativo”, comenta.

A SIPAT é uma ação obrigatória para toda empresa, não importando o tamanho ou seguimento. É  voltada exclusivamente para o público interno – funcionários e colaboradores. Deve acontecer ao menos uma vez ao ano e é de responsabilidade CIPA.

Confira a programação:

Segunda-feira: Prevenção DST e Aids (Ana Paula Camargo – Enfermeira)

Terça-feira: Prevenção de diabetes e hipertensão arterial (Siméia Reis – Enfermeira)

Quarta-feira: Alimentação saudável (Josephina Azevedo – Médica)

Quinta-feira: Sindrome de Burnout (Silvana Santos – Psicóloga)

Sexta-feira: Álcool e drogas (Regivan Silva e equipe Narcóticos Anônimos)

Sexta-feira: O perigo da auto medicação (Arnaldo Borges – Farmacêutico)